Seguidores

Slide

terça-feira, janeiro 03, 2012

Manteiga Caseira

A manteiga é um produto lácteo, resultante da concentração de gordura, obtido do creme de leite pasteurizado, através do processo denominado de bateção, seguido da malaxagem, com adição ou não de sal e isenta de conservantes.
O creme de leite, matéria prima da manteiga, é o resultado do desnate do leite (retirada da gordura) com 50 a 60% de gordura (fase gordurosa) e 50 a 40% de leite desnatado, fase não gordurosa.
Basicamente o processo de elaboração da manteiga é a concentração da gordura do creme de leite, com auxílio de uma batedeira e retirada da fase não gordurosa (leite desnatado), que denominamos de leitelho (soro da manteiga). Ao final da bateção do creme o teor de gordura da manteiga deverá ser mínimo de 80% para manteiga com sal e 82% para manteiga sem sal.

Pegue o leite disponível e coe o leite para reter as sujeiras. Ferva o leite. Deixe em repouso em um recipiente de boca larga, de um dia para outro,na geladeira, para que a gordura ou creme suba. Pode fazer isto com leite cru também, porém ele poderá acidificar, ou azedar.

No dia seguinte, recolha o creme (a nata) que está sobre o leite. Em seguida resfrie o creme ou nata para a temperatura de 10 °C. Nesta temperatura, comece a bater o creme com uma colher ou batedeira em velocidade regular. Alguns usam o liquidificador na menor velocidade. Nas fazendas usam o próprio latão de leite para bater o creme, chacoalhando o latão. Enfim, cada um faz da maneira que conseguir, mas o principio correto é bater o creme para que ele solte o ?soro?, ou leitelho nos termos técnicos.

Creme de leite: É gordura mais leite desnatado. Se a manteiga é gordura, o leitelho é o leite desnatado, portanto o ?soro? que sai da manteiga é leite desnatado. Com o decorrer do tempo, note a formação da manteiga, com a separação da mesma do soro ou leitelho.

Quando estiver completa a separação e a manteiga estiver com o aspecto semelhante ao de uma couve-flor amarelada, aproximadamente em 30 - 40 minutos, retire o leitelho. Substitua o leitelho retirado por igual quantidade de água gelada. Misture com uma colher e retire a água. Repita esta operação umas duas ou três vezes ou até que a água, no final da operação, esteja bem limpa e sem cheiro.

Adicione até 2% de sal, e misture bem para distribuir. Pode consumir sem sal se preferir. Conserve na geladeira.

Um comentário:

  1. Que legal Vania, eu vou tentar fazer qualquer hora, já copiei.
    Eu tb sou blogueira unida e hoje vim te conhecer.
    Peço em suas oraçoes que se lembre da nossa amiga Siglea, que não sei o horário, mas estará em cirurgia hoje, bjs

    ResponderExcluir

Aqui da terra da garoa, cidade da gastronomia, agradeço a visita ao meu humilde blog.....
Seu comentário é muito importante, ficarei feliz...muito feliz!!!!!!!!!

imprimir

imprimir página
Muito obrigado por entrar nesse blog! Não deixe de comentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...