Seguidores

Slide

quarta-feira, maio 04, 2011

Como fazer iogurte em casa?

Consumido há muitos séculos, o iogurte é um alimento comprovadamente nutritivo, saudável e muito o saboroso. Pode também ser uma alternativa de consumo de lácteos por pessoas intolerantes à lactose (já que o processo de fermentação reduz cerca de 30 a 40% da lactose presente no leite). Possui ainda elevada digestibilidade além de ser extremamente versátil como ingrediente para bolos, doces e salgados. Experiente adoçar seu iogurte com um pouco de mel e uma pitada de canela ou preparar sua polpa de ameixa com suco de uva, o resultado é um sabor inigualável e que nenhuma indústria que produz iogurte consegue elaborar. Nesta receita, você irá aprender a elaborar o seu próprio iogurte, maravilhoso, aromático e muito nutritivo! Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos). Receita Caseira para Iogurte Ingredientes e utensílios: 1 envelope de Fermento (5 litros leite); 5 litros de leite; 400 gramas de açúcar (opcional); 1 termômetro para laticínios (para medição das temperaturas); 1 tela refratária (evita a queima do leite no decorrer do aquecimento). Qual o Melhor Leite para Fabricar iogurte em Casa? O melhor leite, é o leite fornecido por empresas idôneas. Pode ser leite do tipo A, B, C, Longa Vida ou Desnatado. Caso queira também poderá utilizar leite direto da fazenda, já que o mesmo será pasteurizado. Passos Para Fabricação do Iogurte em Casa:
receita iogurte caseiro1º passo: Em uma panela adicione o leite e o açúcar (mantenha a tela refratária sob o fundo da panela, evitando a queima do leite) e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro (até atingir 80ºC). Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e mantenha a panela tampada por 10 minutos.
receita iogurte caseiro 22º Passo: Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura de 42ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria. Utilize sempre o termômetro para conferir a temperatura do leite regulada para 42ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento).
receita iogurte caseiro 3 3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (este período o fermento consome parte da lactose que é o açúcar do leite). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).
receita iogurte caseiro 4Finalizando o seu iogurte: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto. Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos ou conservá-la no forno (desligado).
receita iogurte caseiro 5Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto! Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.
Dicas: As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da receita iogurte caseiro 6iogurteira. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor (fazendo a função da iogurteira): Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água morna (temperatura de 42ºC). Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor. Refrigeração do iogurte: Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes! Depois de resfriado, misture frutas, mel ou fibras ao iogurte a gosto. Em qual momento deve-se adicionar os sabores do iogurte? No processo caseiro, primeiro deve-se refrigerar o iogurte depois de pronto. Isto ocorre de um dia para o outro, conservando-o na geladeira e imediatamente após o ponto do mesmo. Depois de gelado, adiciona-se os sabores, morango, coco, pêssego, etc. Para isto, misture uma parte do iogurte com o sabor na proporção indicada misturandoo a quantidade restante. Quer adquirir o kit para fabricação entre em contato no meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui da terra da garoa, cidade da gastronomia, agradeço a visita ao meu humilde blog.....
Seu comentário é muito importante, ficarei feliz...muito feliz!!!!!!!!!

imprimir

imprimir página
Muito obrigado por entrar nesse blog! Não deixe de comentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...