Seguidores

Slide

terça-feira, maio 10, 2011

Quando o assunto é vinho...........

Esclareça sua dúvidas sobre uma das bebidas mais apreciadas no mundo.

  A melhor maneira de conservar o vinho depois  de abrir a garrafa é acabar com ela.........rsrsrsrs........ Mas, há algumas maneiras de fazer com que a bebida mantenha suas características por curtos períodos. Se for até o dia seguinte, por exemplo, tampe novamnete com a rolha e guarde na geladeira. Por um tempo maior, nunca superior a quatro dias, utilize um aparelho chamado Vacuvin, que retira o ar da garrafa e faz seu fechamento com uma espécie de rolha plástica. Apenas lembrando que o vinho depois de aberto vai sofrendo um processo de oxidação que portanto diminui sua qualidade

     Um vinho que já não se apresente em condições ideais não faz mal à saúde. Tanto é que, nesse caso, como o vinho se transformou em vinagre, pode ser usado no tempero de saladas e de outros pratos.

      Há dezenas de modelos e tipos de saca-rolhas. Os modelos mais eficase fazem pressão para baixo na garrafa, ao mesmo tempo que puxam a rolha. Os do tipo alavanca, da marca francesa Screwpull, e os da Pulltaps estão entre os melhores. Depois de enfiar a espiiral na rolha, encaixa-se uma garrafa no gargalo e, como se fosse uma alavanca, retira-se a rolha.

       Algumas pessoas cheiram a rolha depois de retirá-la da garrafa para tentar descobrir se o vinho apresenta algum problema ou sse está contaminado com mofo. Nesse caso, ela teria cheiro de bolor. mas isso é mais um modismo esnobe que está com os dias contados.Um vinho bouchonné.......o que é isto?  Significa que a rolha foi contaminada por uma substância química chamada tricloroanisol, que é volátil e exala odor não muito agradável, algo parecido com pano de chão molhado. Segundo estimativas, esse tipo de problema ocorre com 8% da produção mundial.

       Quando as rolhas estão muito apertadas, podem se partir e ficar presa no gargalo. Nesse caso, tente enfiar o saca-rolhas em ângulo oblíquo, pressionando a rolha contra o gargalo enquanto se puxa.
        Elas também podem ficar farelentas com a idade ou frouxas demais e, consequentemente, cair dentro da garrafa. Se isso acontecer você pode precisar de um pequeno instrumento batizado de garra- são três varas de aço inoxidável presas por um anel- que deve ser enfiado na garrafa para a retirada dos pedaços. Esse equipamento não funciona se os pedaços forem muito pequenos. com isso, pelo menos no primeiro copo, haverá fragmentos.

        O Livro do Vinho
   Escrito pelo sommelier francês Vincent Gasnier, é um manual sobre o mundo do vinho. Repleto de imagens, traz informações como tipos de uva, detalhes da produção e até explicações de como escolher bons vinhos, analisar a cor, o aroma e tambèm o paladar.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui da terra da garoa, cidade da gastronomia, agradeço a visita ao meu humilde blog.....
Seu comentário é muito importante, ficarei feliz...muito feliz!!!!!!!!!

imprimir

imprimir página
Muito obrigado por entrar nesse blog! Não deixe de comentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...