Seguidores

Slide

quarta-feira, janeiro 18, 2012

Queijo Petit-Suisse

 

Queijo Petit-Suisse

É um queijo pequeno, magro, feito na França. É parecido com o Carré, porém contém maior teor de gordura. É feito com leite fresco, adicionado de creme. Não é salgado, de textura cremosa, pois sua massa é obtida pelo processo de coagulação mista, e pode ser adicionado de condimentos doces ou salgados. É fabricado geralmente com dois pesos: 60 gramas e 30 gramas, este ultimo cada vez mais raro.

É um queijo fabricado com leite de vaca coalhado por acidifïcação e adicionado da nata necessária, de modo que o queijo contenha pelo menos 60 por cento de gordura no extrato seco. As suas principais características são: gosto acidulado, levemente salgado, textura muito branda (são geralmente vendidos em papel que assegure uma boa proteção). O seu tamanho é muito pequeno (são talvez dos queijos mais pequenos conhecidos), formato cilíndrico com aproximadamente 5 cm de altura e 3 cm de diâmetro.

Podem fabricar-se com 45, 60 e 75 por cento de gordura no extrato seco; no primeiro caso chamam-se queijos "cremes", no segundo duplo creme e no terceiro triplo creme. Este queijo nunca se faz em grandes quantidades de uma só vez.

É de notar, no entanto, que foi já conseguido um grande automatismo no fabrico deste queijo, cuja principal dificuldade é o seu tamanho exageradamente pequeno.

Neste caso, será então já possível a fabricação de grandes quantidades, e a embalagem ser executada em sistema continuo. As embalagens podem ser de plástico, em substituição a embalagem tradicional em papel. São cada vez mais comuns nos países grandes consumidores deste queijo. No Brasil é basicamente queijo feito para o publico infantil, o mais conhecido chama-se Danoninho da DANONE.


TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO

  Pegue 20 litros de leite. Pasteurize até 90ºC. Resfrie para 30ºC e coloque o fermento próprio. Adicione 5 a 8 gotas de coalho ao leite. Ajuste, finalmente, a temperatura a 30ºC, esperando que a coagulação aconteça, o que deve ocorrer em 14-17 horas.

Nesta altura a acidez dever ser, pelo menos, de 45 ºD. Depois de formada a coalhada, misture um pouco e coloque em sacos de pano e pendure para escorre mais facilmente. No outro dia veja se adquiriu uma consistência pastosa.

Em seguida, se necessário, pode passar a massa na batedeira, moedor de carne ou liquidificador para fazer desaparecer o aspecto granuloso e ficar com uma aparência pastosa muito fina. Adicione a polpa de morango (até 10%) e açúcar a gosto. A massa é colocada em formas apropriadas ou na própria embalagem do queijo. 

Tabela Nutricional

Informação Nutricional do Queijo Petit Suisse de Morango

Quantidade 100 gramas
Água (%) 72,2
Calorias (Kcal) 121
Proteína(g) 5,8
Carboídratos(g) 18,5
Fibra Alimentar (g) n/a
Colesterol (mg) 12
Lipídios (g) 2,8
Ácido Graxo Saturado (g) 1,6
Ácido Graxo Mono insaturado (g) 0,8
Ácido Graxo Poli insaturado (g) traços
Cálcio (mg) 731
Fósforo (mg) 448
Ferro (mg) 0,1
Potássio (mg) 121
Sódio (mg) 412
Vitamina B1 (mg) 0,22
Vitamina b2 (mg) 0,27
Vitamina B6 (mg) 0,21
Vitamina B3 (mg) 2,68

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui da terra da garoa, cidade da gastronomia, agradeço a visita ao meu humilde blog.....
Seu comentário é muito importante, ficarei feliz...muito feliz!!!!!!!!!

imprimir

imprimir página
Muito obrigado por entrar nesse blog! Não deixe de comentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...